Picantes, suculentos, cremosos… Extremamente versáteis, os molhos podem acompanhar os mais variados pratos, dos mais simples aos sofisticados. Ele acompanha muito bem desde entradinhas, como pães ou saladas, até carnes e massas mais elaboradas, já que eles são os grandes responsáveis por trazer mais sabor e texturas ás receitas.
Por ser preparados com alimentos calóricos e gordurosos, como creme de leite, queijos, maionese ou óleos em geral, muitos deles podem se tornar um grande inimigo da sua dieta. Nem tudo está perdido! Foque no seu emagrecimento e prepare os molhos com ingredientes como: limão, iogurte natural desnatado, vinagre ou azeite de oliva. Aí sim. Tudo vai ficar mais saudável sem perder a sofisticação dos sabores.
Mas se você não quer pensar nisso agora. Pode aproveitar para se deliciar com os molhos tradicionais e calóricos, como molho branco, que é perfeito para acompanhar pratos como macarrão, panquecas, carnes e lasanhas.
Um molho super clássico é o bechamel, combina com quase tudo. Pode ser usado em massas, peixes e frutos do mar e como tempero para saladas. E sem falar que é uma delícia.
Molho de mostarda e mel, é o melhor amigo do frango. É excelente para acompanhar nuggets de frango, frango à passarinho e frango assado. Combinação perfeita que agrada a quase todos os paladares.
Existem por aí uma infinidade de receitas de molhos, para todos os gostos. Há quem diga que muitos pratos ficam sem graça sem os molhos. Pode ser. Mas, eles são importantes na elaboração de muitos pratos, pois dão aquela incrementada especial em lanches e acentuam o sabor das carnes.
Encontramos também muitos molhos prontos nas prateleiras dos supermercados, mas a diferença está em um molho feito em casa, com mais cuidado, sabor, valor nutricional. Os industrializados podem conter substâncias que prejudicam a sua saúde.
Afinal, preparar um molho caseiro, é muito simples. Então, vamos colocar a mão na massa, ou melhor: no molho e faça seus pratos mais que especiais.
Vamos ao molho!