Quem nunca torceu o nariz só de pensar em arrumar aquela marmita para o dia seguinte? Não ter a surpresa do que vai comer no outro dia não atrai muita gente. Geralmente as pessoas gostam de novidades, e o paladar vai muito de acordo com o humor de cada um. Mas isso pode ser coisa do passado, pense bem. Elaborar uma marmita saudável e criativa, pode ser muito prazeroso. A ideia de preparar sua própria comida com cuidado, zelo e prazer, trazem benefícios para você mesmo, assim poderá aproveitar melhor os alimentos e manter uma alimentação mais controlada, saudável e principalmente econômica.
Um dos segredos para manter a alimentação equilibrada é planejar as refeições com antecedência. Para isso, porém, é preciso ter organização e as marmitas ajudam muito nesse sentido. Elas podem ser preparadas diariamente ou para a semana inteira, sendo que neste último caso é só congelar os potinhos e pegar um a cada dia/refeição.
1 – Potes com divisórias
Potes com divisórias facilitam a arrumação de seus alimentos. Pense que na combinação que você precisa fazer diariamente priorizando uma porção de cada grupo alimentar. Fibras, proteínas e carboidratos. A forma como você vai levar e o jeito como vai se servir, ou seja a beleza da apresentação do prato, podem ser determinante para alcançar seu objetivo.
2 – Preparar com antecedência
Tudo o que é feito com carinho e atenção merecem programação. Programe-se para preparar sua marmita, compre os alimentos com antecedência, pense na montagem dos ingredientes, para não pecar por excesso ou por falta de algum alimento que você goste. Poupe o seu tempo de manhã, deixando a refeição pronta na noite anterior.
3 – Colorido na hora da montagem
Saladas, verduras e vegetais, sempre são muito bem-vindos à marmita. Pense em ingredientes coloridos, variados, ricos em nutrientes e fáceis de esquentar ou comer frio. Quinoa em forma de salada e quibe magro ou vegetariano são fáceis de fazer, de levar e comer fresco, se não tiver como aquecer.
4 – Cuidado com os alimentos
Legumes refogados, sem nada de molho (que costumam estragar mais facilmente) e preparados com poucos ingredientes são ótimas opções para ser sua fonte de fibras na marmita. As farofas de farinha de milho e mandioca também podem fornecer alguma dose de proteína, como ovos e carne.
5 – Não se esqueça da sobremesa
Quem não gosta de comer uma sobremesa depois do almoço? Você pode levar um pote com granola ou cereais em barra separados e outras oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas para adicionar à frutas que você tiver na marmita. No trabalho você pode picá-las e, se tiver onde refrigerar, pode incluir também um iogurte natural sem açúcar.
E por fim, inspire-se com receitas básica ou criativa, pesquise, organize-se e mude seu conceito de que marmita é sinônimo de prato simples. Hoje em dia você pode comer sua própria comida fora de casa!
E vamos à criatividade e organização!