A crise é real, mas não necessariamente precisa ser o seu limite. Não se desespere! Numa época de portas fechadas e dinheiro curto, prosperar é um desafio, mas está longe de ser impossível. Inovar, pensar alto, crescer e amadurecer, faz parte da rotina de um empreendedor.

Ficar parado olhando bons ventos chegarem, não vai levar sua empresa ou seu empreendimento em lugar algum. É preciso agir, e agir rápido! Pois o tempo voa, a vida anda e ninguém quer ficar para trás. Utilize os ventos contrários para remar com rapidez, ousadia e segurança.

É possível transformar uma coleção de más circunstâncias num conjunto de boas oportunidades. Quer saber como? Confira as 5 DICAS DE COMO INOVAR EM TEMPOS DE CRISE.

1 – NÃO SE DESESPERE!

Toda a crise chega ao fim. Por mais difícil que pareça. Não se deixe dominar por más notícias, cansaço, falta de planejamento e metas. Continue! Planeje, sonhe, use seus recursos, crie! Não alimente a crise, tornando-a ainda maior do que já é.

2 – O CONCORRENTE ESTÁ FRAGILIZADO?

Aproveite a fragilidade do concorrente. É na fragilidade dos negócios que muitas empresas quebram por falta de metas e dinamismo. Por isso dedique tempo e análise dos pontos fracos dos seus concorrentes diretos e faça exatamente aquilo que eles não tem conseguido. Diferencie-se de seus concorrentes, se eles não fazem. Você faz!

Pequenas ações são capazes de mudar a rota da sua empresa. Você não é refém da crise, precisa saber enfrenta-la com sabedoria e conhecimento no seu trabalho.

3 – CRIATIVADADE SEMPRE.

Não permita que a crise roube sua criatividade. Mas faça com que ela a acentue e aprenda a utilizá-la a seu favor. Faça reuniões de equipe, ouça seus funcionários, planeje, trace planos, pense fora da caixa.

Quando uma empresa enfrenta uma situação de conflito ou decisão é muito importante agregar novos elementos , pessoas que não estão envolvidas diretamente naquela atividade, podem trazer possibilidades e novas idéias com soluções simples para problemas muitas vezes visto por nos como complexos. A criatividade também pode vir de fora!

4 – SAIA DA ZONA DE CONFORTO.

Mudanças sempre são bem-vindas! E sempre são possíveis. Invista no marketing. Faça um marketing forte, mude tudo! Muitas empresas por aí permitem que suas marcas sejam engolidas pela crise e caim no esquecimento. Uma boa estratégia de marketing em tempos de crise faz a separação entre as empresas que murcharão e as que florescerão junto ao seu público-alvo. Não permita ficar esquecido. Invista com consciência em um bom plano de marketing.

5 – OUÇA O SEU CLIENTE.

Ter um ouvido receptivo é uma virtude de empresa confiável e flexível. Para pensar em melhores soluções, você precisa saber quais problemas do mercado, por conta disso, você precisa ouvir o que seu cliente tem a dizer. Ele será o termômetro para os seus negócios. Ouça, dê valor ao seu cliente. Não decarte suas idéias e conselhos. Você pode se surpreender com o que ele tem a dizer, e pode ajudar a mudar a direção da sua empresa no momento que o pais está atravessando.

Confie! Seu cliente pode ser seu melhor amigo de negócios.

A inovação é a ponte entre o empreendedor e seu público-alvo. Quem encontra novas respostas para antigas perguntas se coloca na posição ideal para fisgar a atenção do publico e, de quebra, revolucionar o mercado.

Lembre-se. Inovar é possível. Não depende de um grande orçamento, mas de uma combinação de determinação, autoconfiança e força de vontade. Somente os inovadores prosperarão!
Então vamos a luta!

Inove!