Café… para algumas pessoas é quase como assinar o ponto. Só começam a trabalhar depois que tomam alguns copinhos ou pelo menos uma xícara. Outros, preferem tomar pela tarde, ou nas pausas e nos intervalos, também alguns, tomam independente de horário. Desde já um fato curioso é que algumas pessoas gostam só de sentir o cherio do café e já basta! Isso às deixa mais calma. Acredita? Pois é! Então vamos falar desse café…

O café está no dia-a-dia de muitos trabalhadores brasileiros e é uma das bebidas mais famosas no Brasil. Sua fama aumenta ainda mais quando se ouve falar que a cafeína contribui para a atenção e para memória. Fazendo com que pessoas acreditem que o café proporcionará um trabalho mais produtivo.

Sim, e, é verdade! O café pode realmente fazer isso pois ele contém dopamina: neurotransmissor responsável por regular o humor, o aprendizado, o tempo de reação e a função cognitiva em geral. Então sim… o café ajuda na sua atividade intelectual e pode realmente proporcionar mais produtividade no seu trabalho!

Mas vá com calma… quanto mais café nem sempre irá significar mais produtividade. Lembre-se sempre que tudo em excesso pode sim fazer mal, por mais que também possa fazer bem. Muitas pesquisas já afirmaram que o excesso de cafeína pode causar insônia, alteração no rítmo cardíaco, desconforto gastrointestinal, rubor, e até mesmo síndrome de abstinência e transtornos mentais temporário. Sério!

Então se você pretender experimentar trabalhar tendo o café como parceiro, mantenha sempre equilibrado em sua mente os riscos e os benefícios. Na medida certa…. tudo dá certo!

E aí? Já tomou um cafézinho hoje? =)